GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
                                                                                                                                                                Fotos: 31 - Orlando Santiago M.
 
IPIRÁ SEDIOU OFICINAS DE ESCUTA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
04/08/2009
A coordenação municipal do Programa Bolsa Família de Ipirá e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza – SEDES, dando continuidade ao Projeto Oficinas Construtivas no Programa Bolsa Família, realizaram nesta segunda-feira (03), em Ipirá ( BA), a partir das 8 horas, no auditório da Câmara Municipal de Ipirá, uma mesa-redonda sobre "Oficinas de Escuta do Programa Bolsa Família Bahia".

O evento, contou com a presença de técnicos, gestores municipais e estaduais do Programa e secretários municipais de educação, saúde e assistência social.

O encontro visa identificar as fontes de sucesso e risco apresentadas pelos municípios com vista a avaliar e criar estratégias relativas a gestão do Programa nos municípios baianos.

A proposta é trazer à plenária, a pluralidade e a transversalidade das estratégias realizadas no dia-a-dia pelos municípios para superação de situações de fragilidade e/ou superioridade social vivenciadas.

Suas experiências, potencialidades, características do trabalho realizado, riscos, deficiências na gestão, experiências inovadoras e as necessidades de melhoria na relação Estado/município foram pautas fundamentais do evento.

Os temas trabalhados pelos municípios foram focados no Programa Bolsa Família, nas áreas da Assistência Social (Atualização, Qualidade de Informação, Atendimento aos Beneficiários, Utilização de Recursos do IGD, etc), Saúde e Educação (condicionalidades), conforme situação local vivenciada.

A expectativa é que as Oficinas de Escuta sirvam como instrumento estratégico para o Governo do Estado, que, através delas, ampliará sua visão periférica e conhecerá as realidades específicas e diferenciadas de cada município dentro do Programa Bolsa Família, hoje, exemplo no mundo de instrumento de convergência das políticas sociais.

Em geral, esta oficina, tem como objetivo estreitar a relação Estado-Municípios, visando identificar os principais desafios enfrentados pelo gestor municipal e equipe técnica para a melhoria dos indicadores, na garantia de estabelecer o funcionamento pleno do Programa.

O município de Ipirá tem 61.439 habitantes, de acordo com IBGE/2008. A estimativa de famílias pobres com perfil para o Bolsa Família, conforme PNAD/2006, é de 8.199 famílias. Hoje possui 11.678 famílias cadastradas, sendo que 8.153 famílias são beneficiárias do PBF, enumerados na folha de pagamento de junho 2009. Vale ressaltar que houve uma reestruturação na gestão do Bolsa Família nas três esferas: Saúde, Educação e Ação Social que, trabalhando em conjunto, atingiram a média de 87 % de IGD – Índice de Gestão Descentralizada.

Além de Ipirá, pelo menos 12 municípios compareceram ao encontro. Entre as cidades participantes estavam: Baixa Grande, Várzea da Roça, Mairi, Quixabeira, Pintadas, Nova Fátima, Riaçhão do Jacuípe, Serra Preta, Gavião, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, e São José do Jacuípe.
 
 
   Veja Também - Últimas Notícias Postadas
   
IPIRÁ NEGÓCIOS ESTRÉIA WEB TV.
 
 
 
GALERIA de FOTOS do SÃO JOÃO em IPIRÁ
 (BANDAS - BASTIDORES - MELHORES MOMENTOS)
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados