I P I R Á  E M  F O T O S  &  D A D O S
NOTÍCIAS DE IPIRÁ E REGIÃO

     
     
           
     
       

 
  Meningite: Risco de contaminação é de 5,52%
para cada 100 mil na Bahia
                                                                            Bruna Hercog - ATarde
A situação real das ocorrências de meningite no Estado da Bahia está sob investigação pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Por enquanto, as informações divulgadas pelo órgão revelam que o risco de contaminação por meningite (dos tipos viral e bacteriana) é de 5,52% por cada 100 mil habitantes. Para a coordenadora do programa de imunização epidemiológica das doenças imunopreviníveis do Estado da Bahia, Fátima Guirra, o índice registrado é considerado alto. “Estamos fazendo uma análise criteriosa dos casos notificados para controlarmos a situação”, garante a coordenadora.

Na Bahia, foram identificados 773 casos da doença até o dia 10 de agosto de 2007. Destes, 507 referem-se às meningites virais. Em Salvador, foram diagnosticados, no mesmo período, 448 casos, sendo 359 do tipo viral. Os números dizem respeito às internações registradas no Hospital Couto Maia.

Para evitar que a doença se espalhe, a Sesab começou a adotar procedimento especial para as notificações do Couto Maia. O material coletado está sendo enviado ao Laboratório Central da Bahia (Lacen), depois é encaminhado para análise mais criteriosa no Instituto Evandro Chagas, em Belém e, por último, segue para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para que o agente seja detectado e isolado.

SAIBA MAIS

O que é?

A meningite é uma inflamação das membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Quais são as causas?

A causa mais comum é a infecciosa, através de bactéria (meningites bacterianas) ou vírus (meningites virais).

O que se sente?

Cefaléia intensa, náuseas, vômitos, certo grau de confusão mental, febre alta e mal-estar. Nas crianças, os sintomas mais freqüentes são: febre, irritabilidade, prostração, vômitos e convulsões.

Qual o tipo de meningite mais perigosa?

As meningites causadas por bactérias (meningites bacterianas) são consideradas as mais perigosas. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, pois o paciente corre risco de vida e de apresentar seqüelas graves.

 
SAIBA MAIS