Câmara de Itaberaba comemorou aniversário da cidade
com sessão solene
.
Cristina Ribeiro
Itaberaba região da Chapada Diamantina, destaca-se como a maior produtora de abacaxi da Bahia, com uma safra anual de 35 milhões de frutos e 2 mil hectares de área plantada. Só aí são produzidos 26% de todo o abacaxi cultivado no Estado.

Na ultima quarta-feira, dia 26, a Câmara de Vereadores de Itaberaba, realizou a Sessão Solene em comemoração ao aniversário de 131 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
O evento – que lotou a Casa de Leis - homenageou vários ex-vereadores e ex-prefeitos, em reconhecimento ao grandioso trabalho por eles desenvolvido em suas respectivas áreas de atuação.

Entre os homenageados estiveram várias pessoas, aquelas também in memoriam, que trabalharam muito para mudar a historia de Itaberaba, como o ex prefeito Miguel de Brito, que trabalhou muito pelo município.
Já o ex-deputado e ex-vereador Nivaldo Fernandes de Oliveira, se mostrou muito satisfeito e orgulhoso de falar durante a sessão e relembrar os momentos vividos durante muitos anos. "Fiz questão de estar aqui hoje para receber essa homenagem e para me sentir um itaberabense não esquecido", afirmou Srº Nivaldo.

Para o presidente da Câmara, José Carlos Silva (Cacai), do PDT, a sessão solene comemorativa ao aniversário da cidade é a oportunidade que as autoridades têm para demonstrar a gratidão que sentem por aquelas pessoas, que às suas maneiras também contribuem ou contribuíram com o progresso e o crescimento de Itaberaba.

O jornalista e ex-vereador Salvador Pereira Roger, durante a sessão especial, falou sobre a importância de preservar o meio ambiente e destacou a cultura do abacaxi, que mudou a situação triste que Itaberaba vivia e emprega hoje, 6% da população total do município e injeta milhões por ano no comércio local.

"O abacaxi adaptou-se de forma surpreendente ao ambiente dessa região produzindo frutos de excelente sabor, muito bem aceitos nos mercados. A fruticultura inseriu esses pequenos produtores do semi-árido baiano nos fluxos nacionais de comércio, de forma dinâmica e competitiva" disse Salvador.
Após a cerimônia os vereadores e convidados participaram de um coffee-break .

 
  Topo