Discurso na Assembléia Legislativa
 
Deputada Neusa Cadore defende diálogo sobre projeto de Transposição.
          Cristina Ribeiro
      
        A deputada Neusa Cadore fez discurso em dezembro, ano passado, na Assembléia Legislativa, para expressar votos de solidariedade ao frei dom Luiz Flávio Cappio de Sobradinho, em repúdio às obras de Transposição do Rio São Francisco.Cappio realizou um jejum que durou 24 dias.Neusa frisou que da forma como está previsto o projeto não atende às reais necessidades do povo do Nordeste que precisa de água com mais urgência e de forma permanente. Utilizando informações do próprio Ministério da Integração, a deputada destacou que 70% da água transposta irá para irrigação, 26% para o consumo urbano-industrial e 4% para o consumo humano. “O verdadeiro problema do semi-árido não é a falta de água, mas a forma como foi encarada ao longo dos anos pelos governos, sendo objeto de barganha de votos, de perpetuação de poder de muitas famílias, má distribuição e a forma de gestão dos recursos hídricos”, afirmou.Neusa disse ainda que um projeto de soberania para o semi-árido deve ser socialmente sustentável, considerando as suas particularidades e sem correr o risco de afetar a própria identidade do seu povo e nem desrespeitar as soluções que foram construídas ao longo dos anos pelas entidades do movimento social, como a Articulação do Semi – árido Brasileiro (ASA), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e centenas de organizações que dedicam sua luta em defesa do semi-árido. “O jejum de Dom Cappio é uma demonstração da nossa fragilidade em estabelecer um diálogo constante com a sociedade. Nessa época histórica, o que esperamos consolidar na sociedade brasileira não é o exemplo santo de uma pessoa, mas a emergência de uma articulação entre os setores dos movimentos sociais e os poderes constituídos”, disse a Neusa.
 

 
 
Neusa Cadore recebe título de Cidadã baiana
 
         A deputada estadual Neusa Cadore (PT), natural de Santa Catarina, ganhará o título de cidadã baiana. O projeto de resolução, proposto pela deputada Ângela Sousa (PSC), foi aprovado em plenário no dia 12 de dezembro. Neusa chegou à Bahia em 1984 para desenvolver um trabalho missionário em Pintadas, município do semi-árido que a elegeu prefeita por dois mandatos consecutivos. Durante sua gestão, foi premiada nacionalmente pela Fundação Getúlio Vargas e pela Caixa Econômica Federal. Em 2003 ela ficou entre as três finalistas do prêmio Cláudia, na categoria políticas públicas, destinado às mulheres que ajudam a construir a história do Brasil.
 

 
Deputada Neusa Cadore (PT) com o prefeito de Mundo Novo prestigiram a reinauguração do estadio
 
CONHEÇA UM POUCO DO MANDATO DA DEPUTADA ESTADUTAL NEUSA CADORE DO PT
 
        Incentivar a participação popular na definição das políticas públicas, fortalecer os movimentos sociais, garantir a presença feminina nos espaços de discussão e decisão, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da trabalhadora e do trabalhador rural, possibilitar ao jovem o acesso à cultura e aos instrumentos de formação e inserção na sociedade. São muitos os compromissos do mandato da deputada estadual Neusa Cadore do (PT), um mandato popular que tem o desafio de representar na Assembléia Legislativa milhares de baianos de diversos segmentos sociais que apostam num modelo diferente de construção e gestão das políticas públicas. Pautada por uma relação democrática entre o poder público e a sociedade civil, o mandato acredita numa forma diferente de fazer política, levando em consideração a realidade social e os anseios da gente que acredita na possibilidade da transformação.

Dentre as principais áreas de atuação do mandato destacam-se:

» Mulher
         O mandato popular da deputada estadual Neusa Cadore acredita que é urgente avançar o debate em torno de políticas públicas para as mulheres e a elaboração de estratégias que coloquem este tema na pauta do dia e ajudem a construir relações de eqüidade de gênero e cidadania para todos. Historicamente, as mulheres estão submetidas a situações de violência doméstica, relações desiguais no mundo do trabalho, exclusão dos centros decisórios e de cargos de chefia, além de outras formas de discriminação. Embora o poder público concentre esforços para a mudança dessa realidade, com a criação da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, e a nível estadual com a recente Superintendência das Mulheres, ainda existem muitos desafios a serem superados. Desde o final de 2006, o coletivo de mulheres apoiadoras do mandato da deputada Neusa Cadore tem realizado encontros periódicos com a proposta de debater políticas públicas e ações voltadas para o segmento, tais como: apoio a candidaturas de mulheres, ajudar a dar visibilidade a ações desenvolvidas, participação em conferências de mulheres, apoio à implementação de delegacias da mulher, desenvolvimento de campanhas contra assédio moral e sexual, divulgação e apoio à ampliação da Lei Maria da Penha, luta por políticas de geração de emprego e renda e apoio em iniciativas de comunicação desenvolvidas por grupos de mulheres.

» Juventude e Cultura
         O fortalecimento da juventude e da cultura são dois dos principais eixos do mandato da deputada Neusa Cadore, que tem como propósito contribuir para a inserção do jovem na sociedade e a elaboração de políticas públicas que proporcionem mais qualidade de vida e acesso aos elementos de formação cultural e educacional. Garantir a inclusão dos jovens nas prioridades das políticas do país e do estado é contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sua realidade. A cultura também deve ser valorizada e revitalizada, sobretudo as manifestações populares que se constituem como elemento de identidade regional.

» Campo
        Apoiar a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais com ênfase no fortalecimento do desenvolvimento econômico e social sustentável também está entre as prioridades do mandato da deputada Neusa Cadore. A agricultura familiar e a economia solidária, que têm se constituído como fonte de renda para muitas famílias, além das formas de cooperação e associação dos pequenos produtores se tornam alternativas de superação das desigualdades em todo o país. A ampliação do acesso á água, sobretudo nas comunidades rurais, atrelado a esse novo modelo de desenvolvimento proposto, contribui para a melhoria da qualidade de vida e para a permanência das famílias no campo. Esse fator tem sido incentivado, sobretudo, com o Programa Luz para Todos, que tem levado energia elétrica a milhares de pessoas e possibilitado o acesso às tecnologias da informação, reduzido a pobreza e aumentado a renda familiar.

» Sindical
        A organização é umas das formas mais democráticas de garantir a participação cidadã e o fortalecimento das lutas e das reivindicações. Assim, o mandato da deputada Neusa Cadore valoriza e apóia a organização sindical, os movimentos sociais, associações, como o sindicato dos rodoviários, sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e outras.

 

 
Neusa em seminário de educação
 
Neusa Cadore debate com Prefeitos da bacia do jacuipe
consórcio público de educação
 
        Na última quinta-feira, 11 de janeiro, a deputada Neusa Cadore, realizou uma reunião com prefeitos e secretários de educação do Território da Bacia do Jacuípe para discutir a importância e a ampliação do consórcio público de educação na região. O encontro aconteceu em Salvador na Reitoria da UFBA. Os consórcios públicos são parcerias que podem ser firmadas entre todas as esferas de governo (municípios, estados e União) para gestão e realização de atividades de objetivo em diversas áreas, como saúde, educação, saneamento básico, entre outros. Instrumentos de cooperação intergovernamental, os consórcios permitem a viabilização de alternativas de prestação de serviços públicos que não seriam possíveis de forma isolada.
 
     
  Topo