GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Ipirá, vista aérea, São João de Ipirá - 2023 | Foto: Divulgação / Prefeitura de Ipirá
   
 
     
Legados que a Gestão Dudy deixa para Ipirá (III)
       
     
GESTÃO DUDY, UMA ADMINISTRAÇÃO DE MUITAS FESTAS E FOLIAS
       
     
Final de Gestão, fim de ano, o momento é oportuno para se perguntar: qual foi o legado da Gestão, do prefeito Dudy para Ipirá?
       
      Por Orlando Santiago Mascarenhas
ipiranegocios.com.br
30/11/2024
       
     
Continua Depois da Publicidade
       
     
     
       
     
(Ipirá Negócios) - Fim de ano está chegando, também está chegando ao fim da Gestão do prefeito Edvonilson Silva Santos (Dudy), no município de Ipirá (BA), entre os anos 2021 a 2024.
       
      LEIA TAMBÉM
     
       
     
O momento é oportuno para se perguntar: qual foi o legado, os exemplos de obras, atos e desenvolvimento da Gestão do prefeito Dudy, que ficam para Ipirá, que mais marcaram a sua Gestão administrativa para o município?
       
     
     
       
     
A GESTÃO FOI MARCADA POR MUITAS FESTAS E FOLIAS, EM TODO O MUNICÍPIO
       
     
NÃO HOUVE PRIORIDADES EM GASTOS PÚBLICOS - A Gestão não aplicou as verbas públicas com prioridades. A administração foi considerada por muitos como uma Gestão Festeira, marcada por muitas festas e folias.

UMA GESTÃO FESTEIRA E FOLIONA - As festas foram prioridades da gestão Dudy, onde a prefeitura gastou muito mesmo foi com festas na área Urbana e Rural do município.

Festas, um caminho fácil para a ilegalidade e a falta de transparência com a verba pública - Inegavelmente que festas tem seus benefícios, mas eles são passageiros. Em hipótese alguma festas podem ser uma prioridade de uma Gestão administrativa.

Além das festas gerarem empregos e renda por um período de tempo muito curto, inegavelmente vai sair muito mais dinheiro do que vai ficar no município.

       
     
     
São João de Ipirá 2023 © Divulgação
       
     
Contratação de Bandas e Artistas contam com a inexistência da necessidade de Tomada de Preços e licitações. Logo, para os governos que não são sérios e não primam pela importância de terem prioridades com o bom uso da verba pública é um caminho fácil para aqueles que desejam realizar superfaturamentos, onde se conhece casos em todo o Brasil de contratações de Bandas e Aristas por valores absurdos, onde fica difícil para a Transparência Governamental poder comprovar o ato ilegal, a falta de transparência nas contratações festivas.

Com a falta de transparência e a dificuldade de se comprovar o ilícito, em muitos casos de contratações de Bandas, dentre os valores contratados, só uma pequena parte dela vai realmente para as mãos do artista contratado. Logo, as festas podem ser um meio, muitas vezes de uma fonte de riqueza ilícita com o que é do povo, com o que é do município.

Ipirá - Lembrando que se fala aqui de casos comprovados em todo o Brasil, mas não se querendo dizer que casos de superfaturamentos de Bandas e Artistas foram aplicados nesta Gestão, aqui em Ipirá.
       
     
       
     
     
A soma dos cachês de apenas algumas das atrações de São João ultrapassam R$ 1,5 milhão | Bnews - Divulgação Divulgação / Prefeitura de Ipirá
       
      APRESENTAÇÃO DE CONTAS - Ainda vale lembrar que o prefeito, antes de eleito prometeu fazer em praça pública a apresentação das suas contas para a população de Ipirá, mas depois de eleito o gestor esqueceu totalmente da promessa feita ao povo e jamais cumpriu com a sua promessa.
       
     
Continua Depois da Publicidade
       
     
     
       
     
NÃO HOUVE GERAÇÃO DE EMPREGOS - A Gestão não atraiu, não trouxe empresas ou repartições Federais ou Estaduais que gerassem emprego e renda para Ipirá.

Cabe ao governo lutar para gerar emprego e renda para o povo, dentre os legados do Governo Dudy, a fábrica de calçados Paquetá, em Ipirá, na Bahia, encerrou as suas atividades no final de 2022, após 20 anos de operação no município. (Despedida: Paquetá Calçados comunica encerramento das atividades em Ipirá | Ipirá Notícias - 15/12/2023)


NÃO INAUGUROU AS UTIs PROMETIDAS - A Gestão atual não inaugurou as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), promessas feitas nas gestões ‘Macaco’ anteriores.

       
     
     
Foto: Reprodução / Prefeitura de Ipirá
       
     
NÃO COLOCOU AS AMBULÂNCIAS DO SAMU PARA FUNCIONAR - A Gestão Dudy não colocou para funcionar as ambulâncias do SAMU. As duas modernas e avançadas ambulâncias, propriedades do município, continuam guardadas nas garagens da prefeitura sem jamais funcionarem.
(Ambulâncias do SAMU seguem paradas há 11 anos em cidade baiana | Bahia Notícias - 22/12/2023)
       
     
NÃO REDUZIU A TAXA DE ESGOTO ABSURDA NA CIDADE - A Gestão não lutou, não buscou reduzir a taxa absurda da cobrança de 80% referente à taxa de esgoto, no consumo de água nos imóveis da cidade de Ipirá, onde em muitos municípios do Estado e do Brasil é apenas de 40%. (Ipirá: Prefeitura perde na Justiça e Embasa volta a cobrar 80% em taxa de esgoto | Bahia Notícias – 24-09-2021)
       
     
     
Praça da Bandeira, 20/11/2023 © Ipirá Negócios
     
A cidade não ficou mais bonita, mais convidativa e melhor para se morar. Infelizmente é fácil comprovar que as suas praças e jardins não foram bem cuidadas.
       
     
NÃO HOUVE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANO - O desenvolvimento econômico e urbano são fatores importantes para o crescimento e sustentabilidade das cidades. O desenvolvimento urbano eficaz pode: Impulsionar a prosperidade econômica, promover a qualidade de vida, promover a inclusão social.
       
     
     
Ipirá (BA), vista aérea | Foto: © Agência Rossi
       
     
SOM ALTO - IPIRÁ PEDE SOCORRO
       
     
CIDADE RUIDOSA, UM CAOS VIVIDO TODOS OS DIAS EM IPIRÁ - Ainda falando em Desenvolvimento Urbano, a cidade de Ipirá é considerada como uma das cidades mais ruidosas do Estado - Para muitos, nesta gestão a cidade ficou pior para se morar, ainda tendo por muitos como uma cidade pequena com absurdos níveis de ruído, onde carros de propaganda desfilam pelas ruas de Ipirá, vergonhosamente alheios as leis do silêncio, prejudicando as pessoas, principalmente idosos, que possuem o direito ao silencio quando no interior das suas residências.

Falta de respeito com o povo de Ipirá – Cada vez que você cidadão estiver dentro de sua casa e mesmo assim você continuar ouvindo propagandas, carros de som nas ruas da cidade, você pode ter certeza, o Poder Público está faltando com o respeito a você, um pagador de impostos que está sendo desrespeitado, desassistido dos seus direitos.

Direito ao silencio - O silêncio no interior da sua casa é um direito do cidadão, todos os moradores têm direito ao sossego nos seus imóveis. A Norma Brasileira (NBR) 10.151/2000 define os valores de decibéis permitidos por lei, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A NBR estabelece que o limite de decibéis é de 50 decibéis entre as 7h e as 20h

50 decibéis é equivalente ao som produzido por uma Conversação normal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer som acima dos 50 decibéis, durante um tempo prolongado, já é muito incómodo e, dependendo da sensibilidade, até pode gerar tonturas, dores de cabeça e zumbidos.

Apesar de tantas insatisfações, vergonhosamente a administração municipal não solicita providencias e medidas, onde atualmente os ipiraenses estão alheios e ignorados a existência de uma legislação já existente que estabelece limites de ruído permitidos em diferentes ambientes e momentos do dia. (Povo de Ipirá reclama de Som Alto e ensurdecedor no centro da cidade | Ipirá Negócios – 11-11-2024)
       
     
     
Casa de farinha, construída para o São João de 2019 | © Ipirá Negócios
       
     
CASA DE FARINHAAinda falando em Desenvolvimento Urbano, infelizmente, dentre os legados da Gestão Dudy, certamente, pelo menos em termos visuais, a obra que mais chamou a atenção da comunidade ipiraense, durante toda a Gestão atual, foi uma imitação barata de uma ‘Casa de Farinha’, uma casa Ornamental construída para o São João do ano de 2019, no centro de Ipirá (BA), que permanece atualmente no lugar.

A construção permanece no lugar como se fosse UM TROFÉU, COMO SE FOSSE UM EXEMPLO, UMA MOSTRA DE DESENVOLVIMENTO CONQUISTADO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS EM IPIRÁ, pela Gestão Dudy.

VEJA AQUI a matéria completa sobre a Casa - (UMA CASA DE FARINHA - Um exemplo de legado deixado pelo ex-prefeito Marcelo e pelo atual prefeito Dudy para Ipirá | Ipirá Negócios – 08/11/2024)


PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES

ASFALTO EM IPIRÁ - Vale lembrar que o propalado Asfalto colocado nas ruas de Ipirá, é fato já acontecido em praticamente 100% das cidades baianas. (Última cidade da Bahia sem ligação asfáltica, Caetanos comemora pavimentação de trecho da BA-959 | ba.gov.br – 10/11/2024)

SÓ DUAS OBRAS - Dentre as obras da gestão Dudy, certamente só duas merecem reconhecimento e destaques: a Casa dos Estudantes e a reconstrução do Mercado de Artes de Ipirá (reinauguração com ressalvas)

CASA DOS ESTUDANTES – A antiga Casa dos Estudantes de Ipirá (AEIPI), foi inaugurada em sua primeira sede no ano de 1971. O prédio antigo e próprio entrou em um processo de desabamento das suas estruturas, sendo um novo prédio reinaugurado pela gestão atual, em 28 de outubro de 2023
       
     
     
25/11/2022 – Reinauguração do Mercado de Artes, com cobertura inadequada de Ferro e Aço, na atual Gestão Dudy
| Foto: © ASCOM - Prefeitura Municipal de Ipirá
       
     
MERCADO DE ARTES DE IPIRÁ - Cobertura inadequada de Ferro e Aço - Atualmente, depois da sua reinauguração, o prédio do Mercado de Artes, COBERTO COM UMA ESTRUTURA DE FERRO E AÇO, INADEQUADA A UM PRÉDIO HISTÓRICO E DE ARTE, PARECE MAIS COM UM GRANDE E QUENTE DEPÓSITO COMERCIAL.

A ESTRUTURA DA COBERTURA ATUAL DEVERIA SIMPLESMENTE MANTER O TELHADO COM MADEIRAS E TELHAS COMUNS, COMO ERA NO PRÉDIO ANTIGO E HISTÓRICO, originalmente construído no ano de 1955.

VEJA AQUI a matéria completa sobre O Mercado de Artes de Ipirá.
(MERCADO DE ARTES DE IPIRÁ, UM ESTRAGO HISTÓRICO | Ipirá Negócios – 23/11/2024)
       
     
     
Yasmin Santos Oliveira tinha 5 anos — Foto: Reprodução/Redes Sociais
       
     
EDUCAÇÃO MELHOROU? O TRANSPORTE ESCOLAR MATOU UMA CRIANÇA EM IPIRÁ!

Além da Educação não melhorar, uma criança de 5 anos morreu após cair de uma van escolar em movimento na cidade de Ipirá. (Estudante de 5 anos morre após cair de van escolar em movimento | g1 – 28/02/2024).

A morte trágica da criança aconteceu em 27/02/2024, quando Yasmin usava o transporte escolar para voltar para casa. Ipirá e a sua notícia tétrica, infeliz, foi amplamente divulgada em diversos meios de comunicação do Estado e mesmo do País.

A Prefeitura de Ipirá (BA), e o prefeito Edvonilson Silva Santos (PSD) – mais conhecido como Dudy – viraram alvo do Ministério Público (MP-BA) e da Defensoria Pública (DPE-BA) devido a prejuízos causados aos estudantes do município. (Prefeitura de Ipirá vira alvo do MP e DPE e pode pagar valor milionário por precariedade no transporte escolar | PS Notícias – 07/06/2024)

O Município e o prefeito de Ipirá, Edvonilson Silva Santos são citados em ação de responsabilização por dano civil coletivo - Uma ação de responsabilização por dano civil coletivo foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública do Estado no dia 05/06/2024, contra o Município e o prefeito de Ipirá, Edvonilson Silva Santos. (Município e prefeito de Ipirá são acionados para pagar R$ 3 milhões por precariedade do transporte escolar | Ministério Público do Estado da Bahia - 06/06/2024)

       
     
     
Reprodução, Divulgação
       
     
A MENTIRA É A VERDADE? - A MENTIRA E A VERDADE PODEM SER COMPRADAS?

Veja o que diz um trecho do ARTIGO (texto opinativo que não tem a obrigação de ser neutro ou indiferente e que expressa a visão do autor sobre um determinado assunto), com o título 'Está chegando a hora', do Professor ipiraense Agildo Barreto


"O governo Dudy utiliza a mídia local para fazer e reproduzir matérias do interesse da sua gestão, mas não tem um só contrato, nem licitação, nem recibo, nem nada, que garanta a mínima legalidade. Quem paga é uma empresa privada através de PIX. Vê se pode?" (‘Está chegando a hora’, publicado em 16/11/2024).

PARA PENSAR - CONTROLE DA MÍDIA

“Dê-me o controle da mídia e farei de qualquer país um rebanho de porcos”. (Joseph Goebbels - Político alemão, Filólogo e Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista, entre 1933 e 1945)

       
     
Orlando Santiago Mascarenhas (autor)
Formado em Jornalismo/Comunicação Social pela Faculdade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Bacharel em Direito formado pela Faculdade Anisio Teixeira (FAT). Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006 | Redes Sociais: Facebook   |  Instagram  | Twitter (X)  | YouTube
      contador de visitas
     
Veja Também
       
     
       
       
     
     
       
       
     
     
       
     
     
       
     
Veja Também
       
     
       
       
     
       
       
     
       
       
     
       
       
     
       
       
     
       
       
     
       
       
     
       
       
     
       
       
     
       
       
     
Veja Também
       
     
       
       
     
       
       
     
       
     
     
       
       
     
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
     
       
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados