GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
   
 
IPIRÁ ENFRENTA O 3º DIA DE PREVENÇÃO AO COVID-19
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios,com,br
24
/03/2020 
 
Hoje, terça-feira (24), saímos para conferir como estão as ruas, o comércio de Ipirá (BA), no terceiro dia, após os Decretos, divulgadas pelo Governo Municipal, visando a prevenção, que evite a disseminação do Corona vírus no município.

DECRETOS MUNICIPAIS


Os Decretos Municipais, seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde, que considera o isolamento social a principal estratégia de prevenção. As medidas vigoram até as 25h:59min do dia 30 de março.

Dentre as medidas municipais, as mais duras, mas necessárias, são o fechamento do comércio (PREFEITURA DE IPIRÁ DETERMINA FECHAMENTO DO COMÉRCIO PARA CONTER O CORONAVÍRUS), inclusive Bares e restaurantes (PREFEITURA DE IPIRÁ DECRETA FECHAMENTO DE BARES E RESTAURANTES).

SEGUNDO DIA, APÓS AS MEDIDAS TOMADAS PELA PREFEITURA

No segundo dia, após os Decretos, a reportagem do Ipirá Negócios (O COMÉRCIO DE IPIRÁ ESTÁ RESPEITANDO OS DECRETOS MUNICIPAIS QUE VISAM CONTER A PROLIFERAÇÃO DO COVID-19?) mostrou as ruas da cidade, pontuando como estava o cumprimento das medidas municipais, inclusive mostrando pontos a serem observados, com a necessidade do apoio de toda a comunidade, no cumprimento de medidas que afetam a vida de todos os ipiraenses.

TERCEIRO DIA, APÓS AS MEDIDAS TOMADAS PELA PREFEITURA


Neste terceiro dia (24), a reportagem constatou que o acato as recomendações municipais estão mais consolidadas, mais firmes, mostrando, apesar do grande sacrifício, o espírito solidário do comércio ipiraense como um todo. Ou seja, o povo, em sua maioria, está tentando fazer a sua parte.

Dentre os pontos observados neste terceiro dia, destacamos:

1 - Aumentou o número de lojas fechadas (Nos primeiros dois dias alguns comerciantes pareciam que ainda estavam tentando adaptar-se as novas medidas)

2 – Em algumas farmácias e outras atividades comerciais, os funcionários estão atendendo ao público com o uso de máscaras faciais (Medida esta que parabeniza os comerciantes que estão fazendo uso da medida protetiva ao atendente e ao atendido. O uso da medida protetiva deve ser intensificado, com o uso das máscaras faciais por todos as atividades em atendimento ao público)

3 – É visível a diminuição de movimento de pessoas pelas ruas, mas precisa melhorar. As pessoas precisam ficar em casa.

4 - As filas nos pontos para pagamentos de contas não estavam obedecendo a distância necessária a segurança do cidadão para evitar contaminações. As lojas responsáveis precisam ter uma pessoa para orientar as filas e assim exigirem a distância apontada pela Organização Mundial de Saúde, necessária ao caso da existência delas (filas).

5 - Está existindo aglomerações em supermercados. Outra medida que precisa ser observada, é a liberação de uma quantidade limitada de pessoas por vez nas dependências comerciais. O movimento em alguns supermercados estava muito forte e na maioria dos supermercados os funcionários não estavam fazendo uso de máscaras faciais, outro ponto muito negativo.

Apesar de algumas melhoras, outros pontos precisam de atenção, dentre estes pontos que precisam de atenção, destacamos:

1 - A necessidade de uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde em orientar os proprietários e gerentes destes pontos comercias que estão fora das restrições. Nestas orientações seriam destacados os procedimentos em como se portar no atendimento aos clientes, resguardando os riscos dos clientes e dos atendentes, a necessidade do uso de máscaras faciais, etc.

2 – Orientar os guardas municipais (quando houver), para a necessidade de orientar e chamar a atenção das pessoas que geralmente ficam em pequenas aglomerações, pequenas feiras, pontos de moto boy, etc, para a necessidade de manterem distância entre eles, mesmo quando amigos.

OBS: Hoje, um funcionário da prefeitura, na praça de eventos, a todo momento conversava com algumas pequenas aglomerações sobre a necessidade das pessoas manterem determinada distância entre eles. Conversei com o funcionário e ele disse que as pessoas relutavam em levar as recomendações a sério, mas ele (o funcionário) insistia em fazer a sua parte (Parabéns ao funcionário).

3 – Apesar de haver observações a respeito do Centro de Abastecimento, por parte da prefeitura (FEIRA LIVRE DE IPIRÁ PASSA POR MUDANÇAS), não observamos, no comunicado municipal, procedimentos em relação a quantidade de pessoas no recinto da feira, nos dias de quarta-feira (dia da feira-livre). É preciso, como já fazem algumas cidades, a necessidade em limitar a quantidade de pessoas no interior da feira. Se deixar as pessoas circularem livremente, com centenas de pessoas, como geralmente acontece, no interior do ambiente da feira pode ser um caos, tornando as demais medidas vulneráveis a esta situação.

Finalizando: "Esperando que Deus seja brasileiro"

Em muitos pontos, melhoras precisam ser incrementadas. Em conversa com um cidadão, a respeito dos pontos que precisam ser observados, o cidadão disse:

"Ainda não temos nenhum caso positivo ao Covid-19, se acaso, passar a ter casos positivos, alguma vida ceifada, a coisa muda, as pessoas começarão a encarar com seriedade uma situação que não está para brincadeiras. O ideal é se levar as medidas o mais sério possível para que assim evite-se que o pior aconteça", disse o cidadão, complementando:

"A nós, resta a esperança "Que Deus é brasileiro". Na condição de cidadão do terceiro mundo, vivo fazendo as minhas orações, e pedindo a Deus que ele não se esqueça que é brasileiro. Pois sendo Deus brasileiro dá para esperar dele uma maior compaixão, caso aconteça conosco o que vem acontecendo em países do primeiro mundo", concluiu o cidadão, com muita seriedade.

Eu rapidamente respondi: "Deus seja louvado"
 
Veja abaixo, momentos desta terça-feira (24), no centro de Ipirá
 
 
 
Em algumas farmácias e outras atividades comerciais, os funcionários estão atendendo ao público com o uso de máscaras faciais
 
 
 
Guarda municipal pede para as pessoas evitarem aglomerações
 
 
 
 
 
 
Veja Também
 
 
contador de visitas
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados