GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  | POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
 
O evento foi proferido pelo advogado e professor titular de Direito da UNEB Ricardo Sampaio.
 
   
 
Improbidade administrativa foi tema de seminário em Ipirá
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
08/07/2017 
 
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) promoveu seminário "O que é esta tal de improbidade administrativa?". O evento teve como objetivo discutir as complexas e atuais relações administrativas travadas em torno do princípio constitucional da Lei da Improbidade Administrativa, seus reflexos jurídicos na iniciativa privada e na gestão pública.

O evento aconteceu durante os dias 6 e 7 de julho, a partir das 19h, em Ipirá (BA), no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP). O seminário contou com a presença de cerca de 150 pessoas, dentre elas gestores públicos, vereadores, servidores, advogados, universitários e interessados no tema.

O seminário foi gratuito, apenas pedindo a quem pudesse, que no ato da inscrição, entregasse 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição de caridade. O evento, com 10 horas de carga horária disponibilizou certificado aos participantes.

O advogado e professor titular de Direito da UNEB, Ricardo Sampaio palestrou sobre o tema. Ricardo falou sobre os riscos da Improbidade Administrativa, ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração Pública, cometido por agente público, durante o exercício de função ou decorrente desta.

"Improbidade Administrativa é um ato ilegal praticado no âmbito da Administração Pública, quando um agente público age de forma desonesta e desleal no cumprimento das suas funções públicas. A corrupção é um exemplo de improbidade administrativa, pois o agente público age de má fé e desonestidade com o objetivo de atingir um benefício próprio ou de terceiros", enfatizou, o advogado Ricardo.

Com foco sobre a Lei da Improbidade Administrativa, o palestrante, Ricardo, fez questão de destacar a tipificação das três principais modalidades deste ato ilícito:

Enriquecimento ilícito: quando um agente público usa o seu cargo e função como "arma" para adquirir vantagem econômica para si ou terceiros, prejudicando deste modo a União.

Ações que provoquem danos ao erário: ocorre quando o agente público usa os recursos financeiros da União para fins particulares. Consiste no desvio de dinheiro público e aplicação de verbas públicas para o enriquecimento do funcionário, por exemplo.

Violação aos princípios da Administração: qualquer tipo de conduta que viole os princípios da honestidade, lealdade, legalidade e imparcialidade às instituições públicas. A fraude de um concurso público é um exemplo de violação que se enquadra nesta modalidade.

Voltado ao âmbito nacional, além destas modalidades citadas, o seminário discorreu sobre toda a temática relacionada, dando oportunidade aos participantes de interagirem, colocando as suas opiniões e duvidas durante o evento.

"Muitas vezes o gestor público é reflexo da sociedade que o elegeu", ainda falando sobre Improbidade administrativa, com esta frase o advogado Ricardo encerrou o seminário e agradeceu ao público presente.

O evento contou com o apoio do CETEP, Agencia Rossi e dos sites Caboronga Notícias, Ipirá Negócios e da Rádio Antena FM.
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
Que tal colocar seu evento na internet (no Ipirá Negócios, facebook, etc.)? Mostre sua festa, seu
casamento ou aniversário para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras
                    Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com

<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
Informações:
Tel. (75) 991199017
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados