GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE |POLÍCIA|REGIONALPOLÍTICANEWS |VITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADES

   
   
                                                                                                                                     Foto: Google
 
   
   
 
IPIRÁ, NEGÓCIOS, CIBERNOTÍCIAS E O MUNDO.
 
Leitura indispensável para alguns empresários ipiraenses.
   
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas   
www.ipiranegocios.com.br   

17/03/2013
   
 
 
Pessoas de mentalidade inovadora, informadas, inteligentes e empreendedoras, acompanham os avanços na comunicação mundial, e sabem que crescer é estar aberto as mudanças, reconhecem que carro de som, rádio, Tv e outdoor são importantes, mas vivemos uma época revolucionária nas comunicações. Vivemos uma época de uma nova cultura de informação, estamos na Era da Comunicação Informática.

Alguns poucos comerciantes locais perceberam e estão atentos as rápidas transformações por que passa o mundo, estão sabendo tirar proveito desta grande inovação. Infelizmente muitos ipiraenses, estão dormindo, alguns em sono profundo não perceberam a explosão da 'bomba informática'. Não perceberam que estamos vivendo o resultado de uma grande revolução nas comunicações, a revolução que deu lugar a Era da Comunicação Informática.

Acorda Ipirá!
Acorda para um novo tempo. Acorda para a nova cultura de informação. Outro fator de atraso que tenho notado em setores ditos empresariais de Ipirá é que alguns deles gastam muito em instalações, prédios bonitos, carros, máquinas etc, mas não gastam praticamente nada em publicidade na internet, em alguns casos chega a ser hilário, eles dizem "gastei muito em máquinas, instalações bonitas, móveis, não vou gastar com propaganda". É um contra-senso, falam e não sabem que não existe gastar com propaganda, o que existe é você investir em outra parte da construção da empresa, o que existe é que quando se tem um comércio, se propõe a um novo investimento você deve destinar uma pequena percentagem deste investimento para publicidade. Sé você gastou muito nas instalações, máquinas etc, é hora de você mostrar o seu empreendimento e cuidar de uma parte vital na consolidação de seu negócio, que é a publicidade, em especial a publicidade web que é abrangente, econômica, vital e eficiente ( já é o segundo meio de comunicação mais usado do mundo, só perdendo para a Tv.) Um grande exemplo mundial é a Coca Cola, embora poderosa sempre investe uma percentagem de seus lucros na publicidade online.

Algumas pessoas gastam milhares de reais em festas, Inaugurações, confraternizações, casamentos, aniversários etc, e não acordaram para o grande potencial da rede de comunicações. Se o evento foi feito para mostrar, mostra ao mundo. Às vezes estas pessoas ditas jovens, são velhas na concepção de perceber e utilizar ferramentas modernas que irão permitir eternizar e dar dimensão ao seu evento, permitir aos parentes, amigos e clientes que estão distantes também tomarem conhecimento do evento, de uma forma bastante econômica, em relação ao montante gasto no mesmo. Terminou o evento, e aí, o que ficou? E as pessoas que não puderam ir ao evento? Como mostrar as pessoas que prestigiaram o evento? Não percebem que hoje com o advento da internet, depois que o evento terminou começa uma nova etapa, o prolongamento da existência deste evento na rede mundial.

Tenho visto empresas, pequenas fábricas locais e distribuidoras, que não investem um centavo na publicidade online, uma publicidade com a possibilidade de atingir os municípios circunvizinhos, outros mercados. Infelizmente eles só enxergam o que seus olhos podem alcançar, não percebem que sua visão pode ter uma dimensão ampla, de forma extremamente econômica.

Algumas empresas fazem um site e acham que é o bastante, parece que não percebem que o site tem que ser divulgado, se ele não for divulgado em um site que realmente tenha acessos ele vai ficar esquecido, dificilmente será encontrado, será quase como não existisse. Há casos extremamente hilários, conheço empresas locais, inclusive um fornecedor de pizzas, um fotógrafo, um distribuidor de gás etc.(que atuam em Ipirá), que colocaram propaganda em um site de Itaberaba. É triste, é um contra-senso, onde é a praça que você pretende atingir? Colocaram porque foram enganados, achando que estavam pagando barato, quando na realidade jogaram dinheiro fora. Não adianta divulgar em um site com poucos acessos, e que não seja referência na região que você pretenda atingir, o valor de um site está na quantidade de seus acessos e o público que ele atinge. É preciso valorizar o que é da terra, contanto que esta empresa da terra trabalhe com profissionalismo e mostre competência.

Tive a oportunidade de conversar com alguns empresários em ipirá, e senti dificuldades de ser ouvido por muitos deles, um dito grande empresário local, disfarcadamente até virou-me as costas e se comportou como eu estivesse pedindo algo, quando na verdade eu estava propondo um serviço, uma idéia baratíssima em relação ao que foi gasto, ao seu empreendimento.


O profissional em comunicação não pede nada, ele expõe uma idéia, se aceita o empresário paga e recebe em troca um serviço. A publicidade é uma pedra fundamental da construção de uma empresa, não existe gasto em propaganda, o que existe é investimento, contanto que se esteja atento aonde investir na publicidade de sua empresa.

É possível afirmar que grande parcela do público consumidor é formada por jovens, que são formadores de opinião e que já estão adaptados a uma nova cultura de comunicação. É preciso lembrar que outra grande parcela de consumidores é formada por pessoas que trabalham em salas fechadas, em escritórios e repartições que não permitem acesso a informações instantâneas, a não ser a via internet, e que este público em sua maioria com grande potencial de consumo, também já estão adaptados a uma nova cultura de informação, uma comunicação informática, com todas as suas vantagens e inovações.

A comunicação via internet, quando feita com competência e qualidade é o maior veículo de comunicação, em todos os sentidos, tanto em abrangência como em custo benefício, é o único meio de comunicação completo (com texto, imagens, áudio e vídeo), que fica a espera do cliente, disponível quando ele estiver livre e quiser acessá-lo.

O comércio deixou de ser local, tornou-se global, o telefone deixou de ser um meio só para ouvir e falar, tornou-se um computador de grande potencial, totalmente integrado a Era de Comunicação Informática, com acesso a sites e emails.

Ficar preso ao passado, as velhas práticas de comunicação, não enxergar que estamos vivendo a Era da Comunicação Informática é deixar o 'Bonde da História' passar. É deixar de tirar proveito de uma ferramenta vital ao desenvolvimento. Ouço muitos dizerem que determinado município é mais desenvolvido, que estão ficando para trás. Estão esquecendo ou não parecem perceber que a divulgação de comércio,
serviços
, bens e produtos aliada a uma comunicação moderna, econômica e eficaz não é tudo, mas pode fazer uma grande diferença, pode ser um instrumento fundamental no progresso de um município e consequentemente no desenvolvimento do seu povo


Ipirá Negócios, sempre acreditou na cibercomunicação, sempre tivemos Ipirá como foco e também acreditamos que 'Santo de casa faz milagre' (embora seja muito mais difícil). Somos pioneiros, quando não existia um caminho abrimos uma trilha, nossa história mostra nosso compromisso. Ipirá Negócios está aproximando-se de sete anos, fazemos aniversário na mesma data de Ipirá. Há sete anos, já reconhecendo que vivemos a Era da Comunicação Informática e indo contra a máxima que 'Santo de casa não faz milagre', no dia do aniversário da cidade inauguramos o site.

Tendo Ipirá como foco, nossa meta sempre foi ter qualidade, e não quantidade, mais de 95% de nossas matérias são próprias e se relacionam ao município. Com suor e persistência, procuramos sempre melhorar, investir no site e na qualidade de sua comunicação. Durante todos estes anos são milhares de registros fotográficos, centenas de reportagens. Divulgando o município, suas festas, o povo, o esporte, suas riquezas, marcas e empresas. Estimulando o uso da internet como um instrumento de divulgação moderno, econômico e registrando com seriedade a história de IPIRÁ. Ipira Negócios possui um arquivo de registros de sete anos de história de Ipirá, com milhares de páginas, com acesso no próprio site (o site já tem o tamanho de 4,5 Gb).

Atualmente Ipirá possui postos de acesso a rede mundial de comunicações em todo o município, nessa perspectiva, Ipirá Negócios é uma realidade também para os que não moram na sede.

Um dos maiores incentivos que temos recebidos durante estes anos tem sido os diversos emails recebidos, a maioria proveniente de ipiraenses, moradores de todos os recantos do planeta, são ipiraenses que saem do município, mas querem continuar sendo informados sobre o que se passa no berço pátrio.

Hoje, Ipirá Negócios possui uma média mensal de setenta mil acessos (podemos provar com relatório mensal que recebemos do nosso provedor), é uma grande conquista para o município de Ipirá, uma conquista baseada no trabalho, no profissionalismo, na confiança, no apoio de nossos colaboradores e daqueles que incentivaram, reconheceram e apoiaram esta idéia.

Ipirá Negócios, na percepção de que as notícias, a comunicação e a divulgação é que dão dimensão e existência pública aos eventos, ao comércio, aos negócios, a arte e a tudo que se faz, cria e produz, nasceu como instrumento evolutivo, do progresso e desenvolvimento para o município, com a proposta inovadora de ser um canal de comunicação globalizada, com o objetivo de divulgar o município para os ipiraenses e todo o planeta, com tudo de bom que Ipirá e seu povo criam e produzem.

Por Orlando Santiago Mascarenhas
Contador de visitas  
OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial deste texto, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados