GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
   
                                                                                         
 
 
 
                                                                                                    Foto: Orlando Santiago Mascarenhas
   
 
AEIPI – 40 ANOS CONSTRUINDO IPIRÁ.
EDUCAÇÃO NO BRASIL.
 
   
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas
e-mail:  osm2112@gmail.com
30/10/2011
 
Para comemorar 40 anos de existência, a Associação dos Estudantes ipiraenses (AEIPI) realizou uma série de eventos, em Ipirá-BA, entre os dias 08 a 30/10.

Com uma história de lutas e desafios a (AEIPI) vem lutando para se manter no auxílio aos jovens estudantes. Da sua luta faz parte a presença na comunidade, com trabalhos de relevância cultural que valoriza a identidade da comunidade.

Durante quase um mês houve apresentações teatrais e de documentários, debates, exposições de artes plásticas e fotografias, festival de dança e música, palestras, festival de poesia, festival de paródia e repentes, shows musicais e muito mais. As manifestações culturais aconteceram, em sua maioria, no Centro Cultural Elofilo Marques e no Mercado de Artes.

A programação foi precedida de ampla divulgação em todos os meios de comunicação (Emissoras de Rádio AM e FM, Sites, Redes Sociais, Outdoor e carros de som). Infelizmente, na abertura desta divulgada e importante comemoração aos 40 anos só umas 15 pessoas se fizeram presentes, entre elas 4 ex-residentes (1 por década).

São 4 décadas de uma instituição que tem contribuído com o engrandecimento de Ipirá. Suas portas sempre estiveram abertas para pobres e ricos, o principal critério para se aceitar o cidadão ipiraense como residente é que ele seja de Ipirá. Entre os seus ex-residentes encontra-se ex-prefeitos, Médicos, Advogados, Agrônomos, Veterinários, Odontólogos, Analistas Clínicos, Professores, Engenheiros, Comerciantes e Empreendedores do setor educacional, sendo que a grande maioria reside em Ipirá.


Tenho orgulho de ter passado pela AEIPI. Na minha experiência como ex-residente eu aprendi a dar valor a busca da cidadania e a consciência que a construção de uma grande nação passa pela educação e consequentemente pela formação de um povo participativo, consciente de direitos e deveres e na qualidade de escolha de seus representantes.

A AEIPI é o maior patrimônio cultural que a comunidade Ipiraense possui, pela sua contribuição a formação de seus cidadãos, pelo que tem feito e faz. Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.) afirmou: "Dai-me um ponto de apoio e levantarei o mundo". A casa dos estudantes é o ponto de apoio dos sonhadores ipiraenses de ontem, de hoje e amanhã. Tenho certeza que a casa foi decisivo como ponto de apoio em momentos fundamentais na construção dos sonhos de muitos, hoje bem posicionados política e economicamente dentro de nossa sociedade.


Parabéns pelos 40 anos da AEIPI. Viva os estudantes, viva os educadores, viva todos que lutam por uma educação de qualidade.
 
 
EDUCAÇÃO NO BRASIL.
Por uma educação de qualidade para todos como força transformadora
de um povo e de uma nação.
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas
e-mail:  osm2112@gmail.com
30/10/2011
 
Falar da AEIPI é também falar de educação no Brasil. 40 anos de casa dos estudantes, deve nos levar a debater a educação em nosso país, muito tem sido feito, mas a educação nunca foi e não é prioridade como instrumento fundamental na construção desta grande nação.

Como território, o Brasil que temos, com todas as suas riquezas e belezas naturais, encanta, é um grande país, com um povo em sua maioria trabalhador e honesto, às vezes conformada demais. Como instituição não é o que queremos, muitos acham que é o que merecemos. O país perde para a corrupção 85 bilhões por ano, com estimativas de 720 bilhões de desvios nos últimos 10 anos. Com 720 bilhões de reais, seria possível construir 250.000 escolas de qualidade para 360 alunos cada uma.

A impunidade reina nos crimes contra a administração pública. De acordo com uma análise de processos por corrupção feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) constatou-se que a probabilidade de um corrupto ser condenado é de menos de 5%. A possibilidade de cumprir pena de prisão é quase zero.

Somos uma nação rica. Temos a maior carga tributária do planeta. No país não falta dinheiro para nada, o que falta é 'vergonha na cara' dos envolvidos em falcatruas, ação enérgica dos poderes constituídos e um povo indignado jamais votando em quem se mostrou irresponsavel com o que é do povo.

Só existe um caminho democrático para acabar com a corrupção e este caminho passa pela educação de qualidade, com um povo politizado, consciente, sabendo escolher seus representantes e cobrando seus direitos.

Combatendo-se com rigor a corrupção, empregando-se o dinheiro com seriedade e tendo a educação como prioridade, teremos a maior nação do planeta. Nenhuma nação vai para o primeiro mundo sem ter a educação como meta prioritária na formação do seu povo.

Este é um momento importante para se repensar a visão de todo o país sobre a importância de ter a educação como prioridade, de boa qualidade e acessível a todos os brasileiros. O maior Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que poderíamos e deveríamos ter, a longo prazo no Brasil, totalmente voltado a educação, teria como objetivo criar uma revolução. Uma revolução onde as armas usadas seriam os livros e os educadores, e o objetivo final seria a conquista de uma educação de boa qualidade, acessível a todos, sem distinção.

No país de grandes desvios do que é do povo, da mal aplicação do que é público e com a maior carga tributária do planeta, seria hora de fazer jus aos impostos cobrados. Um verdadeiro PAC, totalmente voltado a educação de boa qualidade, seria a oportunidade do Brasil, revolucionar, pegar o "Bonde da História" e chegar ao primeiro mundo, dar um salto qualitativo enorme, mostrar ao mundo a sua grandeza, não só no futebol mas em todas as áreas imaginadas, aí sim, temos a maior carga tributária, mas teríamos, todos, uma boa educação, mostraríamos uma grandeza proporcional ao nosso povo, as nossas riquezas e ao tamanho do nosso território.

A educação de boa qualidade, para todos, sem distinção, é um fator, possivelmente o mais revolucionário e importante para o desenvolvimento, é a possibilidade real para que um dia se possa estar entre as maiores nações do primeiro mundo. Sem educação de boa qualidade para todos, cria-se um desenvolvimento sem igualdade de oportunidades, gera-se riquezas e privilégios para poucos, cria-se injustiças e tem-se o caos, perde-se o "Bonde da História" e o país não chega lá.

Por uma educação de qualidade para todos como força transformadora de um povo e de uma nação. Viva os estudantes, viva os educadores, viva todos que lutam por uma educação de qualidade.

 
Para Refletir ...
 
"O Mundo precisa de uma revolução, onde as armas usadas sejam livros, educadores e educação para todos". (Orlando Santiago Mascarenhas)

"Educai as crianças e não será preciso punir os homens". (Pitagoras)

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". (Sir Arthur Lewis)

"Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância". (Derek Bok)

 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
SEU COMENTÁRIO:
Nome: Marcela
Email: ribeiromarcela83@yahoo.com.br


Mensagem:
Parabéns Ipirá pela matéria, e pelo os 40 ano de fundação. Belo exemplo, continuem assim divulgando esse trabalho importante e eficaz.

Salvador-BA


Nome: Normando Macedo Soares

Email: ricifi@ig.com.br


Mensagem:
Esse é o retrato da educação de um país comandado por quem nunca estudou. mas também , o se poderia esperar de um sindicalista pelego e analfabeto?
Quero aproveitar a oportunidade para externar a minha gratidão a AEIPI, pela oportunidade de cursar uma Universidade.
Parabéns !


Nome: Jorge Luis dos Santos Maia

Email: presac@ig.com.br


Mensagem:
Como ipiraense e ex-residente da casa dos estudates, agradeço a todos pela matéria.

Jorge Maia
Fortaleza-Ce

Nome: ROGERÃO DA TORA DE IPIRÃ

Email: rogeriodeipira@gmail.com


Mensagem:
PARABÉNS CASA DOS ESTUDANTES PELOS 40 ANOS. ENTRE OS FUNDADORES ESTAVA JUVINHO, MEU IRMÃO MAIS VELHO QUE MORA EM SÃO PAULO. AGRADEÇO A AEPI PELOS FAVORES QUE ME FIZERAM POIS QUANDO IA A SALVADOR, ERA LÁ QUE ME HOSPEDAVA SEM PAGAR QUALQUER ÔNUS.

Nome: Geisa

Email: kcor_rool@hotmail.com


Mensagem:
Parabéns Orlando pela matéria. Que não só engloba a questão estudantil na Bahia, como também a educação no Brasil.


Nome: GENECARLOS SANTIAGO

Email: genecarlos@civil.com.br

Mensagem:
Estimado Orlando Santiago,
Excelente a cobertura do Ipirá Negócios sobre o AEIPI 40anos. Excelente a sua contribuição como ex-residente. Precisamos nos unir, para darmos uma demonstração da medida certa da grandeza da Casa dos Estudantes, incondicionalmente! GENECARLOS SANTIAGO.
 
 
 
 
 
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados