GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
   
                                                                                                           Por: Orlando Santiago Mascarenhas
 
 
 
 
hospedagem pessoas já leram esta matéria.
 
IPIRÁ, UMA CIDADE BONITA?
 
   
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas
e-mail:  osm2112@gmail.com
17/10/2011
 
Ipirá tem sofrido com problemas que há muito merece à atenção dos órgãos que tratam do uso das vias públicas. Suas ruas são usadas sem critérios e sem regulamentação. Dificilmente existe distinção entre o que é público e o que é privado. O povo anda pelo meio dos jardins como se estivessem em campos de futebol; estabelecimentos comerciais ocupam área do passeio público, impedindo passagem de pedestres; arma-se barracas em qualquer lugar; coloca-se faixas publicitárias como e onde se quer, sem autorização do poder público; esburaca-se os passeios para colocação de placas comerciais sem o mínimo respeito a via púbica; os proprietários de construções colocam os entulhos aonde bem querem e na maiorias das vezes espera-se que a prefeitura retire este entulho; fecha-se a rua para "bater lage"; carros de som fazem publicidade a hora que querem e no volume que acham melhor, já imaginou anúncios funerários e similares as seis horas da manhã? Em Ipirá, tem.

Calçadões tornaram-se centros de vendas. Vendedores ambulantes de verduras, legumes, frutas, bonés, CDs piratas, relógios e outros, ocupam as vias públicas com carros-de-mão, barracas e similares. Tomam posse de locais sem qualquer licença da prefeitura, com práticas que expulsam os pedestres para o meio das vias públicas (ruas, praças, jardins e calçadões), colocando em risco, suas vidas, ao desviarem de veículos motorizados ou não.

A cidade tem crescido e os problemas também, Ipirá é uma cidade de porte médio, hoje abrimos precedentes enormes, se eu chego em uma rua e tem uma barraca montada sem permissão do poder público, pela lógica eu também posso colocar mais uma, desta forma, sem regras claras, todos mandam.

Entre os problemas citados, sabemos que a falta de emprego, um problema em todo o mundo, é um fator que contribui para o surgimento de determinadas práticas comerciais, mas o uso do espaço público deve obedecer regras, de outra forma estará prejudicando o publico, que é de todos, em benefício particular, o todo não pode ser prejudicado em benefícios de alguns. Quando transgredimos as regras públicas estamos agindo de forma ilegal e injustificável, se regras não existirem ou não forem cumpridas o caos estará formado, alguns serão beneficiados, mas o todo estará sendo prejudicado.

Onde está a sociedade, ali deve estar as regras, os direitos e os deveres. A prática da liberdade envolve o exercício da responsabilidade. A boa convivência pressupõe princípios e regras que regulam a convivência social e a relação entre direitos e deveres, propiciando vivência coletiva harmoniosa e democrática.


A falta de regulamentação e aplicação de normas públicas vêm de todas as gestões passadas, todos os gestores anteriores foram permissivos, não tiveram coragem para encarar o problema com firmeza. Todos "empurraram com a barriga" e "jogaram o lixo para debaixo do tapete".

Atualmente, a Prefeitura juntamente com a Promotoria e a Sociedade civil tem realizado audiência pública para discutir o assunto e mostrar a necessidade da criação e regulamentação de normas relativas ao uso das vias públicas. Uma comissão foi criada, o assunto está sendo debatido e a elaboração das normas estão em andamento.

Já é tempo para que os poderes públicos exercam, em plenitude, as funções para os quais foram criados e realizem ações que impeçam o uso inadequado das vias públicas, valendo-se inclusive da presença de policiais, se necessário for, para aplicação das leis e normas de convivência social, e se necessário auxiliar na orientação e distribuição de folhetos que deixem bem claro as noções básicas de cidadania, entre elas a diferençã do público e do privado.

O poder público deve fazer campanhas em todos os meios de comunicação. Distribuir folhetos e cartilhas nas ruas, nas escolas, nas repartições públicas, estabelecimentos comerciais, bancos, clínicas hospitalares e outros. Colocar placas indicativas e educativas nos jardins e manter as ruas bem sinalizadas.

Já é hora da Câmara de vereadores juntamente com toda a população apoiar esta ação, é hora de mostrarmos que não somos mais o Camisão, estamos no século XXI e somos Ipirá, não somos um povo medieval que anda pelo meio dos jardins e não possui regras de conduta. É hora de mostrar que somos uma cidade de porte médio e queremos ser vista como uma cidade pólo, uma cidade de um povo civilizado, educado e consciente que todo dia é dia de mudança para melhor. Uma cidade para que possamos ter prazer de criarmos os nossos filhos em nossas raizes e acompanhar o crescimento da nossa cidade de forma organizada, bonita e com consciencia que crescimento e desenvolvimento é também ordem e respeito ao que é público e privado.

Precisamos de um calendário municipal, é inadmissível, absurdo
e atraso o comércio aberto em determinados feriados, por exemplo, no aniversário da cidade e em 7 de setembro. Determinadas datas existem para serem comemoradas, mostrar o desenvolvimento de um povo e suas conquistas, mostrar a importância da cidadania e da educação, em especial mostrar o valor de seu povo.

Necessitamos urgente de um código de uso de vias públicas, mas um código que seja aplicado e fiscalizado, não mais um código jogado na gaveta. Precisamos de um código que seja fiscalizado mediante rondas e vistorias espontâneas, sistemáticas e dirigidas, especialmente:


I - Fiscalizar o uso e ocupação dos bens públicos do Município, quanto a camelôs, ambulantes, feiras livres, feiras de comidas e bebidas, feiras de automóveis, feiras de plantas naturais, feiras de flores artificiais, feiras de arte e artesanato, feiras de antigüidades, comércio eventual, atividades eventuais públicas e privadas, engraxates, lavadores de carro, e demais atividades em vias públicas, cujo licenciamento esteja previsto na legislação municipal; e programas de abastecimento, com exceção dos mercados públicos, feiras em recintos fechados, centros de abastecimento e outros que exijam alvará de localização e funcionamento;

II - coibir o comércio não licenciado e a execução de qualquer trabalho ou atividade não autorizados, em logradouro público e em demais bens públicos do Município;

III - coibir invasões individuais e coletivas de bens públicos do Município;

IV - promover a desobstrução de vias, logradouros e demais bens públicos do Município;

V - coordenar e acompanhar demolições, apreensões, remoções e condução de mercadorias, materiais, equipamentos e demais instalações móveis ou fixas ao Depósito Municipal;

VI - fiscalizar o cumprimento da legislação municipal relacionada à ocupação dos logradouros públicos com mercadorias, utensílios, equipamentos, trilhos de proteção, vitrinas, stands de vendas, cavaletes, bancas fixas de atividades comerciais e outras instalações, móveis ou fixas, exceto as previstas como atribuições do cargo do fiscal municipal de posturas, do fiscal municipal de obras e do fiscal de limpeza urbana;

VII - coordenar a desobstrução de logradouros públicos, a apreensão e remoção de mercadorias, equipamentos, mobiliários e demais instalações móveis ou fixas no limite de suas atribuições;

VIII - vistoriar, para efeito de licenciamento em logradouros públicos, pontos destinados à exploração de bancas fixas de atividade comercial, conforme legislação vigente;

IX - fiscalizar caçambas de coleta de terra e entulho, quanto ao licenciamento e à utilização do logradouro público;

X - fiscalizar, quanto ao licenciamento e instalação, as faixas e placas instaladas em logradouros públicos, excetuando-se os demais elementos publicitários; e

XI – outras atribuições inerentes ao cargo.

Só assim, desta forma, todos cobrando e fiscalizando, participando e colaborando, teremos uma Ipirá limpa, bonita, civilizada e de todos nós.
 
Para Refletir ...
"UTOPIA: Ela está no horizonte, acerco-me um passo e ela se afasta dois. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos mais. Por muito que eu caminhe - Nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso. Para nos fazer caminhar."
(Eduardo Galeano)
 
"Inquietude e descontentamento são as primeiras necessidades do progresso."
( Thomas A. Edison )
 
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
( Albert Einstein )
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
SEU COMENTÁRIO:
Nome: José Honosi Araujo Silva
Email: honosilva1@hotmail.com


Mensagem:
Orlando, excelente a matéria. Juntos todos independente de facção politica. Vamos exigir do Executivo e Legislativo mais ação. Placas quando postas precisam de licença e pagar pelo direito de imagem. Lugar de lixo é no lixo. Estou na luta, conte comigo. Honosi Silva


Nome: Rômulo Ribeiro

Email: romuloribeiross@hotmail.com

Mensagem:
Excelente matéria. Está na hora de nós, sermos inteligentes e acordarmos para a realidade. Parabéns Ipirá Negócios.

Nome: Claudia
Email: claudia.onlini@hotmail.com

Mensagem:
Na avenida Cesar Cabral deveria ter pelo menos uma faixa de sinalização, os carros andam em alta velocidade, perdemos muito tempo com isso acaba chegando atrasado no trabalho, pedimos providencias, uma faixa de sinalização. Por um Ipirá organizado.

Nome: Luis
Email: luis-mascarenhas@ibest.com.br

Mensagem:
Parabéns: espero que os políticos tenham atitude, estou a muitos anos longe, torcendo por uma cidade limpa.Parabéns a todos os ipiraenses.

Nome: Elziro Filho Segundinho
Email: juniorr110@hotmail.com

Mensagem:
Estava aqui dando uma olhada na reportagem "Ipirá, uma cidade bonita?", gostei, mas realmente faltou varias fotos com muito mais invasões ao pedestre principalmente, do que essas fotos ai que vc colocou. Lugares bem mais frequentados e que realmente põe o pedestre em risco...analise!!
Abraço.


Nome: Manoel Hito

Email: mhito@ipira.com.br


Mensagem:
Parabéns pela matéria. O problema é que estamos numa reta eleitoral e fica alguns torcendo para que tomem as providencias contra estes descasos, para explorarem na campanha eleitoral e com isso a administração municipal recua para não se expor politicamente.

Nome: Liane Santos Barbosa
Email: lianecras@hotmail.com


Mensagem:
Absurdo a vergonha que nossa cidade está. Cadê as autoridades públicas? Vamos cidadãos e Cidadãs ipiraenses, Vocês é que tem o maior poder nas mãos para mudarem essa triste e vergonhosa situação atual da nossa cidade.

Nome: Isaque Magalhães Souza

Email: joaquimsouzamagal@hotmail.com

Mensagem:
Quero deixar os meus agradecimentos por essa matéria, mostrando com coragem a intolerância do povo ipiraense de lotear as vias públicas colocando os mais diversos tipos de comércio, É preciso dá um basta.

Nome: Alexandre Barbosa
Email: alexandrefbarbosa@hotmail.com

Mensagem:
Brilhante matéria, infelizmente traduz a triste realidade que vive nosso município, isso sem falar nas dificuldades que enfrentam nossos irmãos portadores de deficiência física, que fazem verdadeiro malabarismo para transitarem nos passeios, ruas e praças da cidade.

Nome: Milena
Email: milenavitoriosa@gmail.com
Mensagem: Adorei, será que resolverão organizar a cidade? Falta as ruas da cidade ter asfalto e melhora na saúde a cidade estar muito bagunçada.

Nome: Divan

Email: claudivanssg17@hotmail.com


Mensagem:
Pô essa matéria tá com tudo, Ipirá tá precisado disso mesmo, tá uma bagunça nossa cidade, os jardins fazem vergonha, tá muito feio, é muita desorganização.

Nome: Jorge Luis dos Santos Maia

Email: jmaia2010@hotmail.com


Mensagem:
Parabéns pela matéria, sou ipiraense e moro há 25 anos em Fortaleza - CE, acompanho diariamente as notícias de ipirá pelo site.

Nome: Raymundo Velasco

Email: presidente@ccspi.org


Mensagem:
Uma comissão foi pró- constituída depois de pontuados algumas diretrizes, não se sabe o motivo não houve mais nenhum encontro. A sociedade civil organizada é de fundamental importância para uma sociedade mais justa, ordeira, transparente e acima de tudo democrática.


Nome: EDILBERTO LIMA DULTRA

Email: chakal@ipiranet.com.br


Mensagem:
Impressiona a falta de educação de determinadas pessoas. Agora sabe quem são os maiores culpados? O Prefeito e os Vereadores que não criam leis e nem tão pouco cumprem o que já existe (Código de Postura).
Sabe por que não se resolve???? Perde VOTO, a mamata...

Nome: Rosangela Dumas Almeida Mascarenhas
Email: dumas.rosa@hotmail.com

Mensagem:
Parabéns, Ipirá Negócios.
Este é um tema de grande valia para todos nós. É preciso que a Sociedade Civil e o Poder Público, discuta e tome as medidas necessárias para resolução destes problemas, pois não devemos continuar com essa desordem.

Nome: Ruidival Bastos
Email: rudivalbastos@hotmail.com

Mensagem:
Eu gostei, É muito importante para a cidade de Iipirá.
Realmente Ipirá precisa de regras e comando, não pode deixar uma cidade tão linda viver como se fosse nos tempos pedra, como cidadão ipiraense eu apoio essa inciativa.

Nome: Cris Guerra

Email: cris_guerra01@hotmail.com


Mensagem:
Quem escreveu este texto, mandou muito bem, o povo de Ipirá tem que aprender a ser mais civilizado, ninguém respeita nada, até parece que a cidade não tem autoridades, parabéns.

Nome: ANTONIO CARLOS SENA FERREIRA

Email: senaferreira@bol.com.br

Mensagem:
É ISSO AÍ
Esta matéria é a fagulha que faltava para a explosão de ideias construtivas, nossa cidade está carente de reordenamento urbano, o Ipirá Negócios com certeza vai alavancar uma boa campanha, se continuar a estimular o debate.

Nome: FAS
Email: fredsonalv@oi.com.br

Mensagem:
Realmente se faz necessário a adoção de medidas para coibir tais práticas. O texto foi muito bem elaborado e reflete a realidade do município de Ipirá. E DIGO MAIS: Até quando vamos ter que suportar andar pelas ruas esburacadas da cidade?

Nome: Edvaldo Sampaio Almeida
Email: edvaldo_yes@hotmail.com

Mensagem:
Gostaria de parabenizar ao Orlando Mascarenhas pela matéria que aborda essa realidade do município de Ipirá, realmente estamos muito distantes de sermos uma população com perfil educada.
Lembrando que tudo isso começa em casa, mas os pais atuais estão sendo relapsos na educação de seus filhos.
PAIS RELAPSOS E FILHOS INCONSEQUENTES, além do poder público contribuir fazendo vistas grosa para esses problemas que nos impedem de sermos maiores em tantas questões sociais.

Nome: Inês Sampaio
Email: innesreis@hotmail.com

Mensagem:
Concordo com tudo que foi falado acima, o poder público tem de tomar as devidas providências e a população se conscientizar e colaborar também.

Nome: FABIO
Email: fabio.s.l@hotmail.com

Mensagem:
PARABÉNS ORLANDO!

Nome: ROGÉRIO PIRES DE IPIRÁ
Email: rogeriodeipira@gmail.com

Mensagem:
LEGAL, PORRETA, PENA QUE ALGUNS POLÍTICOS NÃO PENSAM ASSIM. O DESCASO DE IPIRÃ VEM DESDE OS ANOS 80.PARABÉNS.

Nome: FAS
Email: fredsonalv@oi.com.br

Mensagem:
É inadmissível também um município como Ipirá ainda possuir inúmeras ruas sem calçamento.
Precisamos de um projeto de urbanização urgente. Estacionamento nas vias a outro problema.

Nome: Ana Luzia
Email: alu.za@hotmail.com

Mensagem:
No texto você deixou de falar o que está acontecendo por exemplo na Av. Anísio Dutra. Os bares tomam contam da calçada e temos que ir para o asfalto se queremos passar e ainda fazem passeios altos acabando com alinhamento da rua.

Nome: Pedro Paulo
Email: pedropaulo1184@hotmail.com

Mensagem:
Que falta de respeito com o a população de Ipirá, em terra de cego quem tem um olho é rei ??????????????????????

Nome: Chiquinho

Email: chiquinhoproducoes@hotmail.com

Mensagem:
Precisa melhorar muita coisa e muita mesmo... falo isso porque ando em muitas cidades do tamanho de ipirá ou ate menor e que dá um banho na nossa cidade, essa é minha opinião.
 
 
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados