nm
 
 
 
 
 
 
 
 
GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
 
Cristina Villarino - 14-06-2011
E-mail cristinavillarino@ascomchapada.com.br
 
Festa do Divino de Andaraí completou 114 anos.
 
A tradicional Festa do Divino acontece anualmente no município de Andaraí, a 450 quilômetros de Salvador, e, reuniu no último final de semana 10 á 12 de junho, na região da Chapada Diamantina milhares de pessoas. Como parte da programação foi realizado também a inauguração do Calçadão Kaká. Para este ano, a festividade foi promovida com recursos próprios do município. Muito emocionado com a solenidade, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, falou da importância que tem a festa do Divino para a cidade. “Essa festa tem um sentimento muito forte e continua atraindo pessoas de toda região e de outras localidades, aqui, as pessoas tem o prazer de participar da comemoração do Divino”, salientou Wilson.

Inauguração
Durante a inauguração do Calçadão Kaká, o prefeito Wilson Paes Cardoso, junto com o deputado estadual Zé Neto (PT), garantiram que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) da cidade não será fechado. “O BNB de Andaraí além de não fechar, ainda será ampliada. A permanência do Banco no município vai ser a oportunidade que a instituição terá para corrigir erros do passado, como por exemplo, quando financiou projetos de criação de cabras para Andaraí que está na zona da mata e não na caatinga, sendo que a vocação natural do município é a pecuária e a agricultura familiar”, destacou Wilson Cardoso. Construída com recursos próprios, a requalificação do Calçadão Kaká, vai ajudar a comunidade nos momentos de lazer. Wilson Cardoso destacou alguns investimentos da prefeitura para a região nas áreas de infra-estrutura, turismo, saúde e educação.

Autoridades

Dentre as autoridades, o deputado Valmir Assunção; o secretário de finanças do município João Lúcio Passos; o prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares, vereadores e lideranças políticas da Região da Chapada. O radialista Silvério Silva da Rádio Subaé AM de Feira de Santana, fez a transmissão ao vivo da festa. Atrações de diversas partes da Bahia como o cantor Jau Peri, Renan Moreira, Bule Bule, Filhos da Terra, Trilheiros, Radikais, Viola de Doze e artistas da região abrilhantaram a festa do Divino que completou 114 anos de história.

Coroação
A Festa do Divino Espírito Santo, de Andaraí, é um evento cultural do município. Com duração de doze dias, tem seu ápice no Domingo do Divino, cinqüenta dias após a Ressurreição o evento é mesclado de festejos religiosos e profanos, é constituídas de novena, folias, procissão, missa e apresentação de outros grupos folclóricos. A presença do Imperador, figura central da Festa, bem como sua corte, faz representar o Rei e a Corte lisbonense com toda sua pompa. A solenidade de coroação aconteceu na manhã do dia 12. Após a pregação, o padre Luiz Miguel convidou o Imperador do ano Maciel, juntamente com Arthur a se aproximarem do Altar. Foi um momento de tristeza para o imperador que saiu e de regozijo para o que entrou.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
 
 
 
 
 
Quer falar com o autor desta reportagem ? - Para contato use o formulário abaixo.

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:




 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados