GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
                                                                                                         Fotos: 80 - Por Orlando Santiago Mascarenhas
 
CENTRO DE ABASTECIMENTO DE IPIRÁ
A maior Feira Livre do Estado - Problemas e Soluções
   
Por Orlando Santiago Mascarenhas    
E-mail: eventos@expovideo.com.br    

20/08/2010    
 
O Centro de Abastecimento de Ipirá-BA representa um avanço na dinâmica evolutiva do município. A feira livre se tratava de uma tradicional feira no centro da cidade, composta por barracas desordenadas, sem infra-estrutura para atender a população.

Hoje, além da feira com barracas, a grande parte fica em dois grandes galpões, ordenados em boxes, caracterizado pela comercialização varejista que realiza-se através de uma grande diversidade de produtos como artesanatos, frutas, verduras, carnes, flores, artigos diversos, além de restaurantes, barzinhos e lanchonetes.

Com um projeto de 1997, o centro é resultado de um empreendimento inaugurado depois de 12 anos após a concepção da obra inicial. Um projeto com problemas de estrutura, construído em uma baixada com um nível de declividade inadequado para o escoamento das águas, sempre causando inundações quando chove mais forte na região.

A gestão atual, antes de inaugurar o centro, encontrou uma série de dificuldades. Fez reformas com ampliações de sanitários, rede elétrica, correções de galpões, ampliações e melhora na estrutura de escoamento das águas.

Os problemas amenizaram, mas alguns persistem. O principal e o de escoamento de águas, mesmo após a prefeitura ter aumentado o diâmetro das tubulações, visando facilitar o escoamento hídrico. Também falta calçamento em algumas áreas.

O empreendimento demanda diversas despesas operacionais e administrativas e sem nenhuma receita para o executivo municipal que arca com contas de administração, água e eletricidade, problemas e despesas que não existiam antes do centro.

De acordo com o prefeito do município, Diomário Sá, a prefeitura está buscando ajuda. A CONDER - Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia, construiu, mas reconheceu que errou ao realizar a obra sem fazer estudos hidrológicos tecnicamente adequados, com o objetivo de fornecer a correta vazão de águas, ao terreno que na época foi oferecido pela prefeitura.

Ainda segundo Diomário, a prefeitura reconhece a necessidade de fazer o calçamento e o projeto já está pronto, o valor da obra está em torno de R$ 300.000,00. O executivo municipal está buscando os recursos e fará as melhorias no ano que vem. Ressalta que para ajudar os feirantes, nada está cobrando até fazer os melhoramentos que deseja e acha que são necessários ao pleno funcionamento do local.

Milhares de pessoas circulam, na quarta-feira, pelo centro de abastecimento. O município possui uma das maiores feiras do interior do estado, com centenas de vendedores. Segundo a administração, no dia da feira, circula no local em torno de 10 a 20 mil pessoas e trinta a quarenta por cento dos vendedores são provenientes de outras regiões.

É preciso conhecer e prestigiar a feira livre de Ipirá, você vai se encantar com seu povo e com tudo que pode ser encontrado. Uma oportunidade de conhecer o que o município tem e produz.
"Em Ipirá, tudo que se planta dá", disse uma vendedora local.
 
                                                                                   Veja Também                                                                                  
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
Veja Também
 
 
 
 
Garanta logo a sua loja no PASSARELA CENTER.

Aluguel a partir de R$300,00.


O ponto comercial mais estratégico do centro de Ipirá.
Contatos: Odonel (75) 3254-1316 / Silvia (75) 9123-6679
<<< e-mail >>
 
   

 
 
 
Fotografia e Filmagem Digital para Eventos Sociais 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados