Ipirá participa da Semana Nacional pela Conciliação
25-11-2008
 
         Entre os dias primeiro e cinco de dezembro de 2008, no Fórum da Comarca de Ipirá, vai acontecer a Semana pela Conciliação. A intenção é reunir aquelas pessoas que têm processo na justiça para buscar um acordo.

          Para participar, basta se dirigir ao Fórum, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, e pedir que seu processo seja inscrito na Semana pela Conciliação. Será designada uma audiência e as partes serão convidadas para buscarem uma solução para o problema, com a ajuda de juízes e conciliadores.
Dr. Roberto José Lima Costa
(Juiz de Direito da Vara Cível)
          
          Podem fazer parte da Semana de Conciliação os processos que tratam de pensão de alimentos, separação, divórcios, assuntos relacionados aos juizados Cíveis e Criminais e outras causas cíveis.

           Os participantes poderão resolver seus problemas na própria audiência, sem precisar esperar mais tempo para receber uma resposta da justiça.

          Em Ipirá, já estão marcadas as audiências para 382 processos, sendo 212 processos do juizado Cível, 108 processos da Vara Cível e 62 processos do Juizado Criminal.

         A Semana de Conciliação em Ipirá faz parte da Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia em parceria com o Conselho Nacional de Justiça. Com o slogan Conciliar é querer bem a você, o evento acontecerá em todo o país, de 1º a 5 de dezembro de 2008.

         Os benefícios dessa prática são muitos. Entre eles está a redução do número de conflitos litigiosos, de tempo para a análise dos processos e o cidadão tem com mais rapidez a resposta definitiva ao caso que o levou a procurar à justiça.

         A Semana é um marco anual das ações do Poder Judiciário e integra o Movimento pela Conciliação, cujos objetivos são disseminar a cultura da paz e do diálogo, desestimular condutas que tendem a gerar conflitos e proporcionar às partes uma experiência exitosa de conciliação.

         No Brasil, a taxa de conciliação oscila entre 30% e 35%. Com o intuito de elevar esses índices, o CNJ lançou, no dia 23 de agosto de 2006, o Movimento pela Conciliação. Nesse ano, o dia 8 de dezembro foi dedicado à mobilização do Dia Nacional pela Conciliação. A primeira Semana Nacional pela Conciliação ocorreu no ano seguinte, de 3 a 8 de dezembro.Mais de três mil magistrado e 20 mil servidores e colaboradores se empenharam e mais de 300 mil pessoas foram atendidas.
 
Fontes: Dr. Roberto José Lima Costa (Juiz de Direito da Vara Cível) e Dr. Wilson Gomes de Souza Júnior (Juiz de Direito Auxiliar).
 

Telefone: (75) 3254 1287

 
IPIRÁ NEGÓCIOS

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Topo

Copyright © EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados