Quadrilha Fogueira e Quentão. É
Festa de São João em Piritiba, Ireçê, Ipirá, Utinga e Miguel Calmon,
Festa de São Pedro em Mundo Novo, Pintadas e Tapiramutá!
Cristina Ribeiro
 

      Uma das maiores celebrações populares do país: a Festa de São João. Ficando atrás apenas do Carnaval, em termos de comoção e mobilização do povo, as Festas Juninas são um dos mais fortes traços do folclore brasileiro.

       Existem várias explicações para origem das festividades. Uma defende a teoria de que tribos pagãs comemoravam o solstício de verão no Hemisfério Norte, ocorrido em 22 ou 23 de junho, dançando ao redor de uma fogueira. Além disso, havia os preparativos para a colheita e as celebrações da fertilidade da terra.

       Por outro lado, a herança portuguesa da nossa cultura atribui as festividades a três santos da Igreja Católica. O dia 13 homenageia Santo Antônio, dia 24 São João e 29 São Pedro. Dizem até que por São João ser o mais celebrado dos santos, as festas eram chamadas "joaninas", o que teria dado origem ao nome "festas juninas".
        
        Independente de onde vieram e como surgiram as celebrações do mês de junho, este é o período em que as típicas festas do interior do país saem do campo e vêm para as cidades, e o país se converte em um grande arraial. Festa de São João que se preze tem caipira, quadrilha, baião, forró, casamento na roça, fogueira, balões, bandeirinhas e uma culinária característica repleta de pinhão, pamonha, canjica, bolo de fubá, pipoca e quentão.

        A Chapada Diamantina é a região do estado da Bahia onde há a maior concentração de cidades que se dedicam intensivamente aos festejos de São João e São Pedro. As cidades mais conhecidas são Piritiba, Ireçê, Ipirá, Utinga e Miguel Calmon. Em seguida o São Pedro é comemorado em grande estilo nas cidades de Tapiramutá, Pintadas e Mundo Novo.

        O público destas festas dobrou nos últimos anos e a região da Chapada passou a receber em torno de quinhentos mil visitantes. O alvoroço já começou desde o meio do mês de maio e se estende até do dia 30 de junho.
Portanto, compre os foguetes, prepare sua roupa e acenda a fogueira, porque a festa vai começar!!! (CR).

 
 
  Topo